sábado, 9 de março de 2013

Brincadeiras na Mala (2)


QUE BRINCADEIRA É ESSA, POSSO SABER?

  Este é um espaço de compartilhamento de brincadeiras selecionadas buscando unir diversão a aprendizados importantes da vida social. É possível propor às crianças, tanto na sala de aula como em casa, brincadeiras tradicionais que privilegiem o contato social saudável, ao invés de recorrer somente a jogos e diversões sedentárias. É claro que é divertido também jogar videogame ou acessar a internet (não fosse ela não estariam aqui!), mas o tempo pode ser dividido em atividades diversas e que estimulem a mente e o corpo de formas diferentes. Hoje é comum os pais compartilharem hábitos com os filhos, como assistir um DVD juntos, isso é maravilhoso! Mas não podemos nos esquecer que as crianças e jovens precisam mais ainda de estímulos e desafios físicos e mentais pois estão em pleno desenvolvimento. 
Enviem-nos sugestões para noisnamala@gmail.com!




Alerta
O jogador pega a bola, joga ela pra cima e grita o nome de uma pessoa. A pessoa que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar “Alerta!”. Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai. É uma espécie de queimada parada.



Rouba bandeira
Jogam dois grupos, cada um com seu campo e sua bandeirinha. No fundo de cada campo, coloque a “bandeira” do time, que pode ser qualquer objeto. O jogo começa quando alguém diz “rouba bandeira”. O Objetivo é roubar a bandeira do time adversário e trazer para o seu campo. Mas o jogador que entrar no campo do time adversário e for tocado por alguém fica preso no lugar. Só pode sair se for “salvo” por alguém do seu próprio time. Ganha o time que capturar a bandeira adversária mais vezes.



3 dentro, 3 fora (jogo variação de futebol)
Mínimo três participantes, um no gol (B) e dois na linha (B e C). O goleiro (A) lança bola fora da “área” , um jogador (B) deve passar para o outro (C) e receber de volta a bola no alto para poder chutar para o gol. O goleiro ganha 1 ponto se agarra na mão ou se a bola vai para fora. Os jogadores de linha ganham um ponto quando fazem gol. Se a bola tocar o chão antes de ser chutada a gol também se desconta 1 ponto. Dentro da “área” do goleiro só se pode jogar de cabeça e lances de cabeça valem 3 pontos. Quando o goleiro atinge 3 pontos o último a tocar na bola troca de lugar com ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário