sábado, 9 de fevereiro de 2013

Brincadeiras na Mala!

QUE BRINCADEIRA É ESSA, POSSO SABER?

  Este é um espaço de compartilhamento de brincadeiras selecionadas buscando unir diversão a aprendizados e comportamento ético. É possível propor ás crianças, tanto na sala de aula como em casa, brincadeiras tradicionais que privilegiem o contato social saudável, ao invés de recorrer somente à jogos e diversões sedentárias. É claro que é divertido também jogar videogame ou acessar a internet (não fosse ela não estariam aqui!), mas o tempo pode ser dividido em atividades diversas e que estimulem mais a mente. Hoje é comum os pais compartilharem hábitos com os filhos, como assistir um DVD juntos, isso é maravilhoso! Mas não podemos nos esquecer que as crianças e jovens precisam mais ainda de estímulos e desafios físicos e mentais pois estão em pleno desenvolvimento. 
Enviem-nos sugestões!




Mãe da rua

Dividem-se em dois grupos, cada um formando uma "Calçada", um de frente pro outro deixando o espaço da "Rua" entre eles. No centro (Rua) fica uma criança sorteada para ser a "Mãe da Rua". Todos da calçada tem que atravessar para a outra calçada e a mãe da Rua tem que tentar pegar alguém. Quando pego torna-se pegador. Importante: uma vez que o jogador sai da área da calçada ele não pode voltar para a sua, estando disponível para ser pego!




Estourar bexigas d'água

Típica brincadeira de verão, simples e divertida! Compre bexigas e encha com àgua ao invés de ar, escolha um local e roupas que possam molhar e pronto. Agora é só lançar sua bexiga em qualquer coisa que você e queira encharcar! Mas cuidado com o exagero, senão é desperdício...




Coelhinho sai da toca
Em roda, cada criança representa um coelhinho e uma fica no centro. Cada coelhinho da roda tem uma toca, que pode ser feita com uma marca no chão ou com duas crianças dando as mãos, se for um grupo grande... Alguém é escolhido para dizer: Coelhinho sai da toca! Então todos correm para o centro e tem que encontrar uma nova toca, restando sempre um no meio.









Nenhum comentário:

Postar um comentário